Você sabe o que são as F-Words na Paralisia Cerebral?

Em 2011, os Drs. Rosenbaum e Gorter da CanChild publicaram um artigo chamado: “The ‘F-words’ in Childhood Disability: I swear this is how we should think!”.

Esta publicação descreve seis palavras que eles denominaram F-Words, que os autores acreditavam que deveriam ser o foco na abordagem das crianças com deficiências.

A Paralisia Cerebral é a causa mais comum de deficiência motora na infância, e as F-Words se aplicam muito bem ao contexto desta condição, podendo ser uma base para se definir os objetivos de eventuais tratamentos.

Do inglês, estas palavras são:

  • Functioning (Funcionalidade)
  • Family (Família)
  • Fitness (Saúde/Aptidão)
  • Fun (Diversão)
  • Friends (Amigos)
  • Future (Futuro)

Qual o significado de cada palavra? 

Functioning (Funcionalidade): se refere ao que os indivíduos conseguem fazer. A forma como as coisas são efetivamente feitas não é o que importa.

“Pode ser que eu faça as coisas de maneira diferente, mas eu posso fazê-las!

O jeito que eu faço não importa. Por favor, deixe-me tentar!”

Family (Família): representa o ambiente essencial de todas as crianças e jovens.

“Eles me conhecem muito bem e eu acredito que eles fazem o melhor para mim.

Ouça-os. Converse com eles. Respeite-os.”

Fitness (Saúde/Aptidão): se refere ao bem-estar mental e físico

“Todo mundo precisa estar em forma e saudável, inclusive eu!

Ajude-me a encontrar maneiras de me manter saudável.”

Fun (Diversão): inclui as atividades que as pessoas gostam

“A vida precisa de diversão!

Por favor, ajude-me a fazer atividades que eu acho divertidas.”

Friends (Amigos): se refere às amizades estabelecidas com os outros

“Ter amigos é importante.

Por favor, dê oportunidades para eu fazer amigos.”

Future (Futuro): é disso que se trata a vida.

“Um dia eu vou crescer! Ajude-me a encontrar maneiras para me tornar mais independente e incluído na minha comunidade.”

Você utiliza as F-Words quando pensa no tratamento das crianças com Paralisia Cerebral?Fonte: Rosenbaum, P. and Gorter, J.W. (2012), The ‘F-words’ in childhood disability: I swear this is how we should think!. Child: Care, Health and Development, 38: 457-463. https://doi.org/10.1111/j.1365-2214.2011.01338.x